Quem faz terror: Peter Strickland

Embora Peter Strickland não se dedique exclusivamente ao terror, é interessante ver um diretor que foi intitulado pelo jornal The Guardian ...

Embora Peter Strickland não se dedique exclusivamente ao terror, é interessante ver um diretor que foi intitulado pelo jornal The Guardian como “um dos principais cineastas britânicos de sua geração” fazendo filmes do gênero – e não apenas um, diga-se de passagem. Inclusive, seu primeiro longa-metragem, Katalin Varga, foi filmado na Transilvânia (ainda que não seja exatamente um filme de terror).

De qualquer modo, em Berberian Sound Studio e The Duke of Burgundy, o cineasta trouxe para o cinema uma grande influência do terror europeu da década de 1970. Ou seja, o horror faz parte de sua formação, com um toque de violência e outro de absurdo, diga-se de passagem.

Mas, de alguma forma, isso também faz com que ele seja frequentemente comparado a cineastas como David Lynch (ele não reclama, mas também não chega a concordar), especialmente devido à tendência de levar seus personagens para experiências inesperadas, sem muito compromisso com o mundo real.



País: Inglaterra
Data de nascimento: 21 de maio de 1973

Filmes de destaque:


Próximos filmes:



Frase:
“Eu me perguntei: 'Devo comprar um apartamento de um quarto em Bracknell ou fazer um filme de vingança na Transilvânia?' Acho que a principal razão que me manteve nisso foi saber que, se eu comprasse o apartamento, eu sempre me perguntaria: 'E se?' Mesmo que falhasse, eu saberia que eu tentei o meu melhor”. (The Guardian, junho de 2009)

Prêmios recebidos:

Clique aqui para ver o Especial Terror completo!

RELACIONADOS

0 recados